Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa localiza-se perto da cidade de Los Espinos, Tapalpa. O projeto é concebido como uma reinterpretação da arquitetura vernacular construída com pedra e madeira.
Sua morfologia é composta por duas naves com um pé-direito duplo e um corredor de vidro que as conecta.
A disposição espacial da nave diurna é composta por um mezanino que contém um espaço de descanso e, no térreo, todos os espaços sociais se conectam, formando um eixo de convivência composto por cozinha-sala de jantar-sala de estar, e em sua parte mais fechada contém módulos de banheiro e serviços.
Enquanto isso, a nave noturna contém uma sala de TV visualmente conectada a um pátio que permite uma luz suave ao interior. Além disso, possui um quarto e um banheiro completo.
No segundo nível, foi criado o quarto principal com seu banheiro pessoal como o espaço mais íntimo da casa, sem sacrificar a privacidade dos usuários.
A materialidade consiste em três elementos básicos: pedra local para criar os principais volumes; pinho da região presente em coberturas e molduras; e vidro para alcançar uma transparência interna com a paisagem. Com isso, o objetivo de ter o mínimo impacto no ambiente e mimetizar a cabana com a natureza é alcançado.